Buscar
  • Gustavo Dudzeviciene

Assessoria


Desde a primeira coluna, em algum ponto sempre acabo falando de como o serviço de assessoria pode facilitar o planejamento do casamento, mas muitos casais não entendem direito esse trabalho e nem como ele pode ajudar.

O trabalho da assessoria de casamentos ganhou peso nos últimos 20 anos, porque os casais perceberam que ter assessoria não é frescura, ela é de extrema necessidade na organização do sonho e budget do casal.

Assessoria ou organizador de eventos tratam da mesma atividade, porém o primeiro ficou caracterizado especificamente para casamentos e festas Teens (debutantes, bat mitzvá e bar mitzvá).

Existem diversas empresas no mercado para diferentes bolsos e personalidades dos casais. Não vou aqui dizer o que faz uma empresa ser boa ou não, pois acredito que o que faz uma empresa ser boa é a experiência positiva que cada casal teve. Sendo assim, por se tratar de uma opinião positiva ou negativa do casal, uma empresa de assessoria que “deu certo” para o casamento da sua amiga (ou amigo) pode não dar para você!

AS EMPRESAS DE ASSESSORIA


Existem três tipos de empresa de assessoria:

- Assessoria boutique: Normalmente estas empresas levam o nome do dono ou são compostos por dois ou três sócios, que vão lhe atender do início ao fim (com a ajuda de assistentes, algumas vezes). Estes profissionais fazem apenas uma festa por dia (nada de uma ou mais festas no mesmo dia), pois focam no que chamo de atendimento boutique. Extrema exclusividade!

- Assessoria com time: Chamo dessa forma as empresas que possuem um sócio (também assessor) que tem abaixo dele um time de Atendimento, seguindo uma linha de trabalho única (normalmente orientados pelo sócio). Cada casal é atendido do começo ao fim pelo mesmo Atendimento, caso o funcionário saia da empresa o casal é realocado. Isso permite que a empresa faça dois, três ou mais casamentos no mesmo dia.

- Assessoria com Decór: São decoradores que também fazem assessoria (podem ser contratados juntos ou separados), muito parecido com a assessoria boutique. A Cenografia & Decoração acabam dando “a cara” da festa e para isso são inúmeras reuniões com os casais, afim de extrair e compreender a personalidade deles. Essa grande afinidade que acaba existindo faz com que os noivos recorram ao decorador para orquestrar o evento. Isso é muito comum nos EUA e Europa.

OS TIPOS DE ASSESSORIA


Existem 3 tipos de serviços de assessoria: Dia, Parcial e Completa.

- Dia: o casal é que vai buscar e contratar todos os fornecedores e terá a assessoria para orquestrar todos os fornecedores, fazer o cronograma da cerimonia e festa e como o próprio nome diz, a presença no dia. O custo desse serviço costuma ser mais barato em relação aos demais.

- Parcial: Além de fazer o que a assessoria do dia faz, auxilia o casal na indicação, negociação e contratação dos principais serviços da festa (espaço, buffet, decoração, foto e vídeo) ou, quando estes já estão contratados, a assessoria auxilia no restante. Porém, vale ressaltar que este serviço é normalmente contratado pelos casais que acharam que conseguiriam organizar tudo sozinhos, mas se veem em meio a um universo totalmente complexo.

- Completa: A assessoria fica com o casal do começo ao fim e orquestra o evento desde sua elaboração até a finalização. É o serviço mais caro de uma empresa de assessoria por se tratar de um serviço muito completo.

Sou um grande defensor da assessoria completa, pois acredito que para se ter um evento com 100% de sucesso o planejamento corresponde no mínimo 95%.

CUSTO X BENEFÍCIO


Poucas empresas vão lhe apresentar valores sem conversar com você (algumas só após reunião presencial), mas atualmente uma boa empresa cobra pelo serviço de assessoria completa entre R$ 17.000,00 e R$ 45.000,00. Estes valores podem variar para mais ou para menos dependendo da localização da festa, número de convidados e tempo de trabalho. Normalmente o valor é inferior a quantidade de descontos que a assessoria consegue.

O serviço de assessoria traz algo maior do que conseguir os melhores descontos, indicar fornecedores mais assertivos ao perfil do casal, ou ainda adequar o budget do casal ao evento. O trabalho de uma boa empresa de assessoria é tratar cada festa como se fosse sua e o trazer TRANQUILIDADE ao casal e suas famílias.

A festa de casamento deve ser inesquecível e sem preocupação, portanto lembre-se que preço se esquece, qualidade não!

Quem conhece melhor todos os fornecedores a ponto de fazer uma triagem de acordo com o seu perfil? Quem vai saber se o valor cobrado é correto? Quem vai analisar a parte técnica do evento? Quem vai analisar todos os contratos? Quem vai coordenar a montagem? Quem vai garantir que tudo saia conforme contratado? Quem vai coordenar se você esta pronta para a cerimonia? Quem vai organizar os padrinhos para o cortejo? Quem vai conferir o serviço de buffet? Quem vai contar as bebidas? Quem vai fazer o cronograma da festa para que tudo esteja em perfeita sincronia?

Não importa o tamanho do seu evento ou se o local já oferece tudo, é a Assessoria que faz tudo isso!

Que você encontre uma assessoria que possa virar uma amizade após o seu evento!

Tchau Tchau.

Gustavo Dudzeviciene

0 visualização

©2020 by Gustavo D. - Party Designer