top of page
Buscar
  • Foto do escritorGustavo Dudzeviciene

Casamentos na Praia



Escolher um local na praia é o sonho de muitos casais que moram na cidade, seja porque se conheceram no litoral ou simplesmente porque amam o mar. Para quem já casou frente ao mar ou para quem já foi como convidado, sabe que a energia de um enlace neste local é singular.

Atualmente, muitos instagramers e blogueiros têm optado em fazer o Grande Dia em Trancoso (litoral baiano), São Miguel dos Milagres (litoral alagoano) e em algumas cidades do litoral norte paulista como Juquehy e Ilha Bela, deixando os noivos com aquela vontade de ter um casamento igual.


LITORAL NORDESTINO


Existem muitos locais dizendo que possuem infraestrutura para casamentos. Alguns possuem o estilo rústico-chic que super combinam com o litoral, além de uma bela infraestrutura de cozinha e banheiros. Em Trancoso e São Miguel dos Milagres é comum que alguns destes lugares tenham suítes para hospedagem de poucos convidados, mesmo não sendo hotéis.

Os resorts-boutique da região tem se aperfeiçoado muitos nos últimos anos, tanto em infraestrutura quanto na qualidade dos fornecedores.

Esqueça de casar em alta temporada (de 15/12 até o carnaval)! As praias ficam cheias e os hotéis que cobrarem, serão muito mais caros.


LITORAL NORTE PAULISTA


Se no litoral nordestino esses lugares contam com uma estrutura rústico-chic, no litoral norte paulista o rústico impera. Em alguns fica difícil saber se o local é rústico ou se está sem manutenção. Já outros espaços de eventos da região parecem um galpão de festas simples (piso frio, paredes de alvenaria, teto de telhas galvanizadas aparente), sem nenhum design ou algo que remeta a praia. Se você desejar fazer uma decoração rústico-chic vai precisar de muita cenografia para surpreender até 180 convidados, capacidade máxima da maior parte deles.

Já os hotéis boutique do litoral norte paulistano são poucos, mas excelentes opções para os noivos. Grande parte com espaço para festas até 200 convidados. Para mais convidados existem apenas dois hotéis em Juquehy e Maresias, pertencentes a mesma rede.


CUSTO


Em todos os hotéis os noivos precisam fechar todos os apartamentos do hotel, podendo o custo de hospedagem ser cobrado dos convidados através do hotel ou diretamente pelos noivos. Em hotéis de rede, os noivos precisam estar atentos a cobrança de locação das áreas comuns e locação da cozinha.


CASAMENTO PÉ NA AREIA

Os casais ao escolherem a praia para realizar a cerimônia, devem se atentar para a tábua de marés. Ela mostra a altura do mar com um ano de antecedência e isso ajuda em uma escolha mais assertiva de data. Afinal, algumas praias (principalmente no litoral norte paulista) têm “pouca praia”, ou seja, a largura da faixa de areia pode até ser grande, mas a altura não. Se a tábua de marés mostrar que em determinada época a maré vai estar alta, provavelmente pode prejudicar a cerimônia.

O tamanho da nave (caminho dos noivos até o altar) deve ter um tamanho que possibilite um caminhar legal e com tempo para tocar as músicas da cerimônia que você escolheu. Para isso indico pelo menos 10 metros de areia seca.


PISO NA AREIA


Sou um grande defensor de colocar piso na areia, pois um número grande de madrinhas e convidadas vão de salto e sempre vejo o incomodo das mulheres em ficar sem salto, principalmente se estão no altar. O incomodo se estende também para os homens, pois os sapatos (ou mocassins, preferencialmente) podem ficar cheios de areia, bem como a barra da calça. Se algum convidado tiver dificuldade de locomoção pode precisar de ajuda ou terá que assistir a cerimônia de longe. 

Outro ponto importante, válido para qualquer praia, é quanto a “fofura da areia”. Se a sua ideia é pé na areia, opte pela areia mais firme, pois o seu caminhar na nave ficará mais uniforme, sem aquele sobe e desce.

Colocar piso pode surpreender os noivos pelo custo, visto que construir algo na areia dá muito mais trabalho do que em um gramado reto. Ficou caro? Uma ideia é fazer somente a nave e altar com piso. Locais onde a faixa de areia é reta, placas de madeiras com esteiras de palha sobrepostas podem dar mais firmeza no caminhar, além de não incomodar ninguém.

Outras opções seriam um Piso com forração na cor da areia (é mais barato) ou um piso de madeira aparente rústica ou envernizada.


ALVARÁ DE USO DA PRAIA


A praia é de domínio público e para utilizá-la é preciso uma licença especial. Para isso, a assessoria ou os noivos devem entrar em contato com a prefeitura da região e solicitar o termo de uso temporário da praia, geralmente acompanhado de um termo de responsabilidade ambiental. 

Isso é importante para que sua cerimônia não seja expulsa da areia pela fiscalização, além de permitir que ela permaneça no local até o final da festa, não precisando ser desmontada logo após a celebração, na frente de todos os convidados.


TRANSPORTE E ACOMODAÇÃO DE CONVIDADOS


Locais como São Miguel dos Milagres e Trancoso possuem aeroportos distantes e os convidados só conseguem chegar de helicóptero, carro ou van. Então, para que todos os convidados se sintam assistidos, é muito importante que os noivos façam um site do casamento indicando uma empresa de transporte de grupos ou ainda aluguel de veículos.

Nem todos os locais da festa são hotéis ou possuem hotéis perto. Por isso, é importante que no site do casamento haja indicação de pelo menos três hotéis, além de informações como “se na região há Uber” e “se vai ter translado de algum ponto para festa”.


COBERTURA

Fazer a cerimônia sem cobertura é um risco que compartilho com os noivos, pois a cerimônia na praia pede isso. Caso tenha previsão de chuva, não pense duas vezes: coloque uma cobertura ou tenha um plano B junto a sua assessoria.

Já na área da festa é obrigatório o uso de uma cobertura adequada ao evento. Para isso, contratar uma empresa especializada é fundamental. Na área da festa existem equipamentos de som e luz que não podem ficar sem proteção (até de umidade). Além de móveis, que uma vez molhados, podem estragar e onerar de forma considerável os noivos.

A cobertura será construída para o seu evento de acordo com a dimensão da área do projeto de cenografia e decoração. Indico que se utilize para a cobertura a lona cristal que é transparente e possibilita ver o céu (ela precisa estar nova e não reaproveitada como algumas empresas fazem para cobrar mais barato). 

Em alguns locais as tendas são vendidas como coberturas e a diferença de custo é condizente ao acabamento. As tendas são mais baratas, porém são estruturas metálicas de um formato pré-pronto com ferro aparente, não indico!


Que a energia do mar possa abençoar seu Grande Dia!

Tchau Tchau.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bridezilla

bottom of page