top of page
Buscar
  • Foto do escritorGustavo Dudzeviciene

As diferenças entre os espaços de eventos

Na coluna da semana passada falamos sobre a escolha do local para o casamento. Mas, tratamos apenas de locais que oferecem somente locação de espaço e em alguns casos o serviço de gastronomia (buffet). Porém existem outros locais, que chamamos de Espaço com Pacote Completo, que oferecem a contratação de outros serviços.


Quando os noivos iniciam a procura pelos preparativos para o casamento, logo são bombardeados por uma enxurrada de propagandas sobre o Pacote Completo (ou Festa Pronta). Em alguns casos essas mídias usam valores muito atrativos.


Para os noivos de primeira viagem fica difícil explicar se o Pacote Completo é o ideal, se o custo de uma festa de casamento é aquilo mesmo, se inclui tudo, se vão poder mudar o que não gostam ou se precisam de mais alguma coisa. Fica mais complicado ainda buscar opiniões especializadas na internet, porque as opiniões dos sites de casamento mudaram muito nos últimos anos


NÃO EXISTE OPÇÃO MELHOR OU PIOR


Com a minha experiência de mercado em ambos os locais, posso afirmar que não existe uma opção que seja melhor ou pior. São conceitos completamente diferentes e para casais com perfis bem distintos. Ressalto a questão do perfil do casal, pois isso definirá muito se você vai gostar mais de um ou de outro.


No local com pacote completo o casal vai contratar todos os serviços essenciais para a festa. Serviços que não fazem parte do pacote são ofertados como adicionais e podem ser contratados pelos noivos. Espaço, buffet, decoração (mobiliário e flores) do cerimonial e da festa, bolo, doces, bem casados, som, luz, DJ, foto e vídeo são alguns dos serviços que estão dentro do pacote de diversos locais. Itens como Banda, foto instantânea, convites, um item mais cenográfico para complementar a decoração e outros, entram como adicionais. Normalmente terceirizados pelo espaço para serem revendidos aos noivos.


O espaço de eventos que não possui pacote completo, faz com que os noivos contratem os demais serviços por conta própria ou com a ajuda de uma empresa de assessoria. Não recomendo aos noivos pesquisar e contratar tudo sozinhos, pois podem encontrar muita dificuldade desde o “por onde começar” até saber avaliar as empresas do segmento. Por isso, nesse caso, ter uma assessoria Completa ou Parcial é a melhor opção para lhe dar facilidade e conseguir inúmeros descontos.


O LADO FINANCEIRO DE TUDO


A questão financeira, pouco falada, é o fator mais decisivo dos casais na hora de optar pelo melhor formato. O local com o pacote completo vai custar até 65% mais barato em relação a uma festa feita em um espaço comum. A diferença está percepção dos detalhes e não no resultado final dos noivos e convidados que vão se divertir muito em ambos os locais.


Portanto, o Pacote Completo é um formato pré-pronto, não engessado, que permite algumas alterações ou substituições. Mas por ter valores mais reduzidos não conseguirá a mesma grandeza do que os serviços contratados a parte. Por exemplo, o buffet tem o valor muito mais barato do que quando contratado de uma empresa de catering que vai elaborar um menu exclusivo para o seu evento. Nesse caso o valor vai definir o tipo de insumos que o buffet vai utilizar.


A decoração floral do evento também vai sentir essa diferença de valores na volumetria dos arranjos, já que a quantidade de flores utilizada em uma decoração que custa R$ 7.000,00 é completamente diferente de uma que custa nove vezes mais.

Escolher tudo no mesmo lugar deixa os noivos com a sensação de mais conforto e menos trabalho. Entretanto, escolher item a item é muito divertido e faz o casal imprimir a sua característica em cada detalhe da festa. Ambos estão valendo, tenha ciência do seu perfil e budget.


No final, o que os noivos querem é ver a pista de dança bombando e todos os convidados se divertindo. Em ambas as opções isso vai acontecer, a questão é o que é mais a sua cara?


Obrigado e até semana que vem!

Gustavo Dudzeviciene.

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bridezilla

bottom of page